UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

246º – GRUPO ESCOTEIRO DO AR ANHANGUERA

19º DISTRITO ESCOTEIRO CAMPINAS

Como tudo começou…

 A nossa história no escotismo, começa em um salão social da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Rua Duque de Caxias, 645 – Conceição, Campinas – São Paulo, a inauguração aconteceu no dia 21 de Setembro de 1979, quando se reuniram muitas pessoas importantes como o Chefe Comissário Distritais Padre Jean Dec, os Escotistas Chefe Hugo Hohene como o primeiro presidente do Grupo, o primeiro Chefe do Grupo Armando Martinho Althemane e familiares, o primerio Chefe da Sessão da Tropa de escoteiros o jovem Carlos Amadeu Hohene, seu Assistente Marco Antônio Altheman, e os escoteiros da primeira patrulha composta pelo Monitor Armando Martinho Altheman Junior o Submonitor Antônio Carlos Seixas e os integrantes: Ricardo Zago, Marcus Henrique B.B. da Silva, Joel Lopes Goes e o Paulo Vinicius Fernandes da Silva todos com seus familiares, o inicio da Sessão foi dado pelo Presidente, autorizando o hasteamento da Bandeira Nacional, na sequencia um voluntário fez a oração de abertura e o presidente expõe aos presentes o motivo da reunião na qual atividade é constituído um Grupo Escoteiro previamente já nomeado de “Anhanguera” só faltando sua formalização, o Comissário Distrital realizou as primeiras promessas dos fundadores.

 O nome Anhanguera, foi dado em homenagem ao bravo bandeirante da história por desbravar o sertão em busca de riquezas naturais e mineiras, tal qual o ouro e a prata na colonização do Brasil e a 11ª Brigrada de Infantaria Blindada a qual o primeiro Chefe do Grupo Armando Martinho Altheman sendo oficial do Exercito Brasileiro.

 Em 1980 na Avenida João Jorge em frente ao 8° Batalhão da Policia Militar o Chefe José Carlos de Macedo que andava nas mediações encontrou alguns membros da patrulha do Grupo Escoteiro Anhanguera e tiveram uma conversa e se entenderam que os membros precisavam de uma nova Chefia porque o atual Chefe tinha partido para uma missão e se mudado por causa da carreira Militar do exercito Brasileiro, e o Chefe José Carlos de Macedo se colocava a disposição para assumir o Grupo de Escoteiros. E então as atividades começaram a ser realizados com o comando do Chefe José Carlos de Macedo e o seu irmão Paulo de Macedo, em um novo endereço sendo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas no Bairro Vila Industrial próximo do SESI e SENAI, que em seguida também tiveram problemas, que ao ingressar novos membros que não frequentavam a Igreja não poderiam participar das atividades dos escoteiros, que causou a saída do Grupo Escoteiro da Igreja e começaram a fazer a as atividades na praça situada na avenida Salles de Oliveira, em frente onde hoje é a EMDEC e também em várias outras praças da região e no centro de Campinas.

 Em 03 de Agosto de 1982 foi feita a abertura do livro Ata de registro de reuniões da Comissão Executiva, de Pais e do Conselho de Grupo do Grupo Escoteiro Anhanguera. A primeira reunião ocorreu já no dia 04 de Agosto de 1982 nas presenças de: Antônio Celso de Macedo, José Carlos de Macedo, Paulo de Macedo, Paulo de Oliveira, Silvana Lopes, Nilza Maria Nunes Jerônimo, Maria Aparecida Afonso Big, Julio Amélio Martinho e Lourdes Maria Batista.

 A ordem da reunião foi para tratar de assuntos de problemas do Grupo Escoteiro, a reunião teve inicio a palavra o Chefe Oliveira para fazer uma breve oração, orações individuais e pessoais e em seguida foi dado à palavra ao Presidente Sr. Antônio Celso de Macedo, seguiu com a reunião que resolveu com poucas palavras a atual situação do Grupo em relação da sede do Grupo e o relacionamento entre a chefia e os escoteiros e a Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ala da Vila Industrial. Ficou resolvida que haveria a mudança da sede aproveitando o fato da Associação dos Encanadores e Eletricistas de Campinas que se prontificou a nós abrigar cedendo suas instalações para fazer todas as atividades de Grupo.

 Em 20 de Abril de 1983 em reunião com os pais e chefes, se refere à mudança da sede atual no Bairro Jardim do Lago, para a Vila Militar dos Sargentos do Exército Jardim Chapadão. O Chefe do Grupo José Carlos de Macedo com a palavra colocou que o Grupo Escoteiro iria ganhar a sede com diversas salas, armários, mesas, podendo ainda usar em dias de chuva o barracão coberto e contar com uma área verde a disposição. Ainda que se tratasse distante que não seria um problema. Foi dado à palavra ao Chefe Paulo de Macedo que além de expor aos pais as grandes vantagens da mudança da sede, também falou de sobre a possível colaboração de companhia de transporte na doação de passes integrais ou passes escolares. Em seguida à palavra ao Chefe Marci Resende da Silva o qual estava conseguindo junto aos seus superiores a limpeza do local em seguida podendo usar para fazermos nossas reuniões. O Chefe José Carlos de Macedo solicitou que cada pai presente manifestasse o seu acordo com a mudança e todos chegaram à mesma conclusão de que a mudança era benefício aos lobinhos aos escoteiros e seniores, nenhum pai se opôs ao contrario mostraram dispostos a colaborar, ao terminar a reunião foi exibido uma projeção de um filme no qual pôde sentir o objetivo do Escotismo, para encerrar foi feito uma oração por uma mãe de um sênior.

 Em 23 de Outubro de 1983 o Grupo Escoteiro Anhanguera foi Inaugurado, sua primeira sede no antigo PAV- Posto Avançado da Guarda com a presença entre os convidados o Senhor Chefe do Estado Maior Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Blindada e Ex-Ministro do Exército General Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, e, o Comandante do 2º Batalhão Logístico, Comandante Companhia Comando da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, Comandante 28º Batalhão de Infantaria Blindada, Comandante 8º BPM-I, Comandante11°Pelotão PE, Chefe do Grupo José Carlos de Macedo, Chefe Sênior Paulo de Oliveira, Chefe do Escoteiro Paulo de Macedo, Auxiliar dos Escoteiros Chefe Marci Resende da Silva, Chefe Akelá Silvana Lopes, Lobinhos, Escoteiros, Seniores e familiares, a abertura teve inicio com Hasteamento da Bandeira Nacional no Comando do Chefe Paulo de Macedo, em seguida uma oração pelo sênior Jeferson, após o Chefe Paulo de Macedo passar o comando para o Chefe José Carlos de Macedo o qual procedeu com a renovação da Promessa Escoteira de todos os Escoteiros e Chefes presentes. O Chefe Paulo de Macedo assume o comando e lê em voz alta os nomes dos escoteiros que concluíram as provas de noviço, ao debandar todos se reuniram no barracão e as autoridades e convidados juntamente com o Chefe Marci e o Chefe José Carlos de Macedo visitaram o acampamento montado pelos escoteiros para conhecerem o que os garotos podem fazer, após a visita os mesmos se reuniram no barracão onde os escoteiros os aguardavam. O Chefe Oliveira apresentou a História de Baden Powell B.P., os escoteiro cantaram varias canções fizeram algumas esquetes e uma demonstração de primeiro socorros com maca utilizando bastões e duas camisas do uniforme. O Chefe José Carlos de Macedo deu a oportunidade aos presentes falarem, e o Comandante do 2°Blog I. expressou-se da alegria pela inauguração da sede e também se dispôs a ajudar em tudo em que for possível, em seguida o Senhor do Estado Maior da 11ª Bda. I. Blindada também mostrou a sua alegria e seu orgulho pelos escoteiros do G. E. Anhanguera e também colocou-se a nossa disposição, ao termino foi dado o debandar e o grito da UEB.

 Em 15 de Outubro de 1994 foi reformulado como 246/SP Grupo de Escoteiro do AR Anhanguera, atendendo uma antiga necessidade de oferecer a Modalidade do Ar a toda cidade de Campinas.

 Em 26 de Agosto de 1997 foi declarado Órgão de Utilidade Pública Municipal por proposição do Vereador Romeu Santini e sancionada pelo então Prefeito de Campinas Francisco Amaral Lei nº9363.

 Dentre suas realizações, destacam-se a organização e coordenação do 8° Tora- Torneio Regional de Aeromodelismo – na Escola Preparatória de Cadete do Exercito EsPCEx, e a Aventura Sênior Regional e o Desafio no Pico das Cabras Distrito de Joaquim Egídio, ambas em 1996,com a participação de cerca de 1000 pessoas.Em 1997, o AEROCAMPO no 2º Batalhão Logístico Leve, e em 2006 a idealização, planejamento e concretização do plantio de 10.000 (dez mil) mudas de arvores nas margens do Rio Atibaia.

 O Grupo Escoteiro do Ar Anhanguera contou com os seguintes Diretores Presidentes: Chefe Hugo Hohene, Chefe Antônio Celso de Macedo, Chefe José Carlos de Macedo, Chefe Marci Resende da Silva, Chefe Paulo Santiago, Chefe Marcelo Daniel Vallim Penteado, Chefe Clóvis Bonadio, Chefe Paulo Carvalho de Freitas, Chefe Jamessom Franco, Chefe Cássio Guilherme Reis Silveira, Chefe José Aquiles Zanaga Aboim Gomes, Chefe Bernard Dubois Paghe e atualmente Chefe Rogério Pavanelli (Loira), que foi o primeiro membro juvenil a passar por todas as sessões Lobinho, Escoteiro, Sênior, Pioneiro, Assistente de Sessão, Chefe de Sessão dos Ramos Escoteiro e Sênior.

 O Grupo Escoteiro do Ar Anhanguera conta com o apoio do Exército Brasileiro, através da 11ª Brigada de Infantaria Leve e o 2º Batalhão Logístico Leve Blog como também o Ex-Comandante da Aviação do Exército e antigo escoteiro.

 Assim, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, incluindo o comando da Aviação do Exército constituem o berço dos nossos sonhos e palco de nossas realizações, são nossos companheiros de Ideais, amigos que até nas horas mais difíceis nos oferecem sempre o seu melhor possível para que possamos continuar voando cada vez mais alto.

Faça parte desta Familía !